“Câncer de tireoide e saúde da mulher: como a medicina de precisão pode me ajudar?”

Artigos, Informação

“Câncer de tireoide e saúde da mulher: como a medicina de precisão pode me ajudar?”

Para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, em 8 de março, produzimos esse conteúdo sobre saúde da mulher e câncer de tireoide, que é o 5º tipo de câncer de maior incidência entre as mulheres, segundo o INCA. Confira. 

O que é a tireoide? 

A tireoide é uma glândula localizada na região do pescoço e peça fundamental no sistema endócrino do nosso corpo. Ela é responsável pela produção e secreção de hormônios tireoidianos, que influenciam as atividades do coração, cérebro, rins e outros órgãos, fazendo com que funcionem como deveriam. 

Câncer de tireoide na mulher.  

 Existe uma grande relação entre câncer de tireoide e a saúde feminina. O câncer de tireoide apresenta-se muito mais frequente em mulheres, com taxas até cinco vezes maiores do que nos homens. Dados do INCA mostram que o câncer de tireoide é esperado como o 5° mais incidente entre as mulheres nos próximos anos. 

 

Sintomas do câncer de tireoide 

Os sintomas do câncer de tireoide geralmente envolvem um nódulo, mas não só isso, é importante ficar atento a sinais que indicam que algo está errado, como por exemplo: 

  • nódulos ou caroços no pescoço, que geralmente não causam dor; 
  • inchaços ou alterações na região do pescoço; 
  • dor na região frontal do pescoço; 
  • rouquidão ou dificuldade para falar; 
  • dificuldade para engolir ou respirar; 
  • tosse constante não relacionada com doenças gripais. 

Vale lembrar que esses sintomas são bem comuns em outras doenças e não necessariamente podem estar relacionados ao câncer de tireoide, procure um médico quando sentir alguma alteração, que lhe dará a melhor indicação de como prosseguir com a investigação.  

 Realizei os exames, foi detectado um nódulo na tireoide e agora? 

 Calma! Nódulos na tireoide são comuns, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia cerca de 60% dos brasileiros irão encontrar um nódulo de tireoide ao longo da vida. Uma boa notícia é que a grande maioria desses nódulos são benignos! 

 Caso o nódulo seja suspeito de malignidade ao ultrassom, o médico usualmente solicita a punção dele, conhecida como PAAF. Depois de feita, o nódulo é classificado em uma escala que se chama Sistema de Bethesda. Essa escala varia do 1 ao 6 da seguinte forma:  

1- Amostra não diagnóstica 

2- Benigno 

3- Indeterminado 

4- Indeterminado 

5- Suspeito de malignidade 

6- Maligno 

Como a medicina de precisão ajuda o paciente com nódulo na tireoide?

Antes de explicar como ela pode ajudar, vamos explicar o que é a medicina de precisão. Ela é uma abordagem médica que tem como objetivo oferecer tratamentos, diagnósticos e apoio personalizado para os pacientes, com base nas informações genéticas dele.  

 A medicina de precisão se baseia na ideia de que o câncer de cada indivíduo é único e deve ser tratado de acordo com as características de cada paciente. Isso proporciona tratamentos e diagnósticos mais assertivos e menos genéricos. Neste contexto, os testes moleculares se tornam uma excelente opção para avaliação de nódulos na tireoide. 

Como ela pode me ajudar em casos de um nódulo indeterminado?  

 Quando um nódulo é indeterminado, não se sabe com base nas características das células dele, se ele é benigno ou maligno. Isso pode gerar muitas dúvidas e medo ao paciente.  

 Usualmente os médicos quando se deparam com um nódulo indeterminado, optam pela cirurgia diagnóstica, que consiste na retirada da tireoide e posterior análise para ver a natureza do nódulo. Mas verifica-se que na maioria das vezes o nódulo era benigno, e a cirurgia se mostrou desnecessária.  

 Um dos pilares da medicina de precisão, é a de que os tratamentos não são iguais para todos, e o manejo do paciente deve ser personalizado com base nas suas características.  

 Testes moleculares como o mir-THYpe full analisam características moleculares do nódulo de cada paciente, e indicam a probabilidade de ele ser maligno ou benigno. Com isso, o teste serve como apoio à tomada de decisão médica, podendo evitar cirurgias diagnósticas desnecessárias, caso o nódulo que era indeterminado seja reclassificado como “benigno”.  

 A medicina de precisão aplicada na personalização da cirurgia de tireoide.  

 Quando o paciente é identificado com um nódulo maligno, o tratamento mais comum é a cirurgia para remoção da glândula de tireoide.  

 A personalização da cirurgia é outro pilar da medicina de precisão. Cada paciente tem seu nódulo com suas características, e a cirurgia de tireoide não é igual para todos os casos.  

 Testes moleculares como o mir-THYpe pre-op, podem ajudar na personalização da cirurgia, eles investigam características “genéticas” do nódulo que indicam se ele é mais ou menos agressivo, ajudando o médico na decisão da urgência e extensão da cirurgia.  

 Em ambos os casos, são ótimos exemplos da medicina de precisão sendo usada na prática médica, e os benefícios que essa abordagem pode trazer ao paciente, sendo muito mais pessoal e assertiva. 

 Cuidando da saúde

Mesmo que não exista uma maneira garantida de evitar o desenvolvimento de nódulos na tireoide, existem algumas medidas que podem ajudar a reduzir o risco que eles apareçam, além de manter uma boa saúde da tireoide: 

  • dieta equilibrada: consumir uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e grãos integrais pode ajudar a reduzir o risco de doenças da tireoide. Entre os nutrientes que não podem faltar na dieta estão o iodo, o selênio e o zinco, que são importantes para a produção de hormônios da tireoide; 
  • evite o tabagismo: ele aumenta o risco de nódulos na tireoide; 
  • evite exposição à radiação: a exposição pode aumentar o risco de nódulos na tireoide;  
  • verifique sua ingestão de iodo: em áreas com deficiência de iodo, suplementos de iodo podem reduzir o risco de nódulos na tireoide; 
  • pratique exercícios físicos: a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a manter a saúde da tireoide. Isso porque o exercício ajuda a regular o metabolismo e a reduzir os níveis de hormônios do estresse no corpo. 

 É importante estar atento às mudanças no nosso corpo e procurar ajuda médica se notar alguma anormalidade ou alteração repentina. Manter hábitos saudáveis colaboram para a manutenção da nossa saúde.  

 A ACBG Brasil está ao seu lado para proporcionar apoio aos pacientes que mais precisam, continue lendo nosso blog para mais informações e quando precisar, entre em contato.  

Conteúdo originalmente escrito pela Onkos, parceira da ACBG Brasil.

Compartilhe este post

Menu