Saúde é um direito de todos! Sua obrigação é conhecer!

Advocacy, Artigos

Saúde é um direito de todos! Sua obrigação é conhecer!

A ACBG Brasil, quer lembrar neste dia a importância de toda a sociedade se mobilizar ativamente nas pautas de políticas públicas!

Como cidadão o que posso fazer para ajudar?

Um cidadão exemplar deve fazer o seu melhor para contribuir positivamente para a sociedade em que vive. Isso pode incluir:

  1. Respeitar as leis e as instituições democráticas do país.
  2. Ser ético e honesto em suas interações com os outros, incluindo colegas de trabalho, amigos e familiares.
  3. Participar ativamente na comunidade local, através do voluntariado, doações de caridade e outras formas de envolvimento cívico.
  4. Respeitar as diferenças culturais, religiosas e políticas dos outros, promovendo a diversidade e a tolerância.
  5. Defender e apoiar os direitos humanos, a justiça social e a igualdade de oportunidades para todos.
  6. Ser responsável em relação ao meio ambiente, fazendo escolhas conscientes para reduzir o impacto ambiental e promovendo a sustentabilidade.
  7. Estar aberto ao diálogo e disposto a ouvir diferentes perspectivas, construindo pontes entre pessoas e grupos em vez de criar divisões.
  8. Participar de eleições e processos políticos, exercendo o direito ao voto e acompanhando as questões importantes para a sociedade.
  9. Investir em sua própria educação e desenvolvimento pessoal, para poder contribuir de forma mais eficaz para a sociedade.
  10. Ser um modelo para os outros, inspirando e motivando-os a também serem cidadãos exemplares.

Saúde é um direito de todos!
Sua obrigação é conhecer!

O SUS é uma grande conquista e exemplo para todo o mundo, mas temos muito a melhorar. Precisamos fortalecer a educação pública, seguridade social, e consolidar a soberania dos direitos e garantias individuais dos cidadãos.

“O Dia da Constituição é comemorado quando foi outorgada a nossa primeira Constituição. Isso aconteceu em 25 de março de 1824. Desde então, o país teve mais seis Constituições. A atual — a “Constituição Cidadã” nasceu em 1988.

A Constituição é o conjunto de normas e leis que norteiam os direitos e deveres dos cidadãos, bem como das responsabilidades sociais do Estado, individuais ou coletivos.

Trazemos 2 artigos indispensáveis à nossa Constituição!

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Para acessar a Constituição Completa, acesse o link abaixo:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

 

Compartilhe este post

Menu