O que tem na UBS, você sabe?

Artigos, Informação

O que tem na UBS, você sabe?

O Programa Nacional de Vacinação 2023 divulgado pelo Ministério da Saúde deve iniciar suas ações a partir de 27 de fevereiro, com a vacinação contra a Covid-19 (doses de reforço bivalentes) em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Verifique na UBS mais próxima de você o calendário de ações locais.

É na UBS também que o cidadão deve, preferencialmente, buscar atendimento como consultas médica com clínico geral, pequenas urgências, curativos, etc.  Nesses postos de saúde, é possível  resolver cerca de 80% dos problemas que levam uma pessoa a procurar um serviço de saúde. É por isso que é chamada de porta de entrada do SUS. 

Conforme mostrou pesquisa feita pelo Ministério da Saúde com quase 28 mil entrevistados, as UBSs são os serviços mais acessíveis e procurados do SUS. Ainda de acordo com o levantamento,  para 87% dos usuários, as UBSs estão a menos de 30 minutos de deslocamento de sua casa. 

É importante ressaltar que para todas as estratégias de vacinação propostas, as ações de comunicação e de comprometimento da sociedade serão essenciais para que as campanhas tenham efeito. A população precisa ser esclarecida sobre a importância da vacinação e os riscos de adoecimento e morte das pessoas não vacinadas.

Os principais parceiros do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Vacinação são o Ministério da Educação e os governos estaduais e municipais.

“A gente tem o maior programa de imunização do mundo e sempre fomos exemplo. A comunicação, sem dúvidas, será fundamental para que possamos recuperar a confiança nos imunizantes”, diz a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/janeiro/ministerio-da-saude-divulga-cronograma-do-programa-nacional-de-vacinacao-de-2023

#vacinação #covid #imunização #prevencao #ubs

Compartilhe este post

Menu