Quem somos

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, ACBG Brasil, é uma organização da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil. Fundada em 2015 com a missão de dar voz a quem não tem e com a visão de, no longo prazo, diminuir a mortalidade dos pacientes e ampliar a qualidade de vida dos portadores de câncer de cabeça e pescoço, a ACBG Brasil já alcançou os quatro cantos do Brasil por meio de suas iniciativas.

Nossa história

A ACBG Brasil foi fundada em 2015 e teve por motivação o Grupo de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Boca e Garganta – GAL, que ocorre no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) em Florianópolis. A partir de 2011, com a entrada de novos membros, o GAL ganhou um novo espírito e passou a visualizar maiores possibilidades de ação com o intuito de beneficiar os pacientes com câncer de cabeça e pescoço, que na maioria dos casos sofrem mutilações graves e ficam limitados quanto ao convívio social devido às sequelas dos tratamentos realizados. O grupo foi se fortalecendo ao ponto em que alguns membros trouxeram à tona a possibilidade de se juntarem para formar uma associação de pacientes, o que culminou com a concepção da ACBG Brasil.

Dezembro de 2011

Dezembro de 2011

O Grupo de Acolhimento a Pacientes Laringectomizados, GAL do CEPON/SC, fundado pela Dra. Fga Elisa Gomes Vieira, recebeu a Melissa Ribeiro e seus familiares com muito afeto e carinho.

Setembro de 2012

Criação da identidade visual GAL

O GAL criou sua identidade visual e começou a realizar palestras antitabagismo, viagens de intercâmbios à São Paulo e Chapecó para conhecer outros pacientes.

Janeiro de 2013

Janeiro de 2013

O Grupo recebeu uma palestra sobre negócios sociais, ofertada pelo então graduando em Administração Pública Gabriel Marmentini, que falou aos membros sobre a possibilidade de tornar o grupo em uma organização social para que pudéssemos exercer a cidadania de maneira formal lutando assim pelos direitos civis dos pacientes e ao acesso a tratamento e reabilitação integral.

27 de janeiro de 2015

Ata de Fundação

Após a reunião do GAL, foi feita a assinatura da Ata de Fundação da Associação de Câncer de Cabeça e Pescoço – ACBG Brasil e deu-se início ao trabalho formal em prol dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço do Brasil, diretamente de Florianópolis/SC.

Junho de 2016

Primeira ida ao Congresso Nacional

Fomos, pela primeira vez, ao Ministério da Saúde na Coordenação Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas dar seguimento à solicitação feita 2014, para que o SUS atualizasse o valor dos procedimentos de colocação e troca das próteses traqueoesofágicas, bem como que garantisse o fornecimento dos adesivos e filtros.

22 de Agosto de 2016

Iniciando a Rede+Voz

Iniciamos o projeto REDE+VOZ com uma visita ao Hospital de Base em Brasília/DF conversando com pacientes de câncer de boca e garganta sobre a atuação da Associação, bem como para ouvir a realidade dessa população.

13 de dezembro de 2016

1ª Mostra Cantarolar

Realizamos a primeira apresentação aberta ao público do Projeto Cantarolar com pacientes laringectomizados que através da musicoterapia aprendem a falar, respirar e cantar.

6 de junho de 2017

Sessão plenária na Câmara Deputados

Melissa Medeiros falou sobre a ausência de reabilitação de laringectomizados no Brasil e as formas de reabilitação fonatória em um paciente com câncer de laringe.

Julho de 2017

1º Julho Verde feito pela ACBG Brasil

Realizamos a primeira Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde.

12 de julho de 2017

Projeto de Lei Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Pleiteamos o Projeto de Lei que institui o mês de julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço na Câmara Federal.

07 de agosto de 2017

Projeto de Lei do Dia Nacional do Laringectomizado

Pleiteamos o Projeto de Lei do Dia Nacional do Laringectomizado na Câmara Federal.

29 de agosto de 2017

Audiência pública no Senado Federal

Recebemos o convite para participar da audiência pública no Senado Federal para debater a inclusão da Laringe Eletrônica nos casos de de laringectomia total na tabela do SUS.

1º de dezembro de 2017

1º Encontro GTCCP

1º Encontro GTCCP

Através do Grupo de Trabalho Câncer de Cabeça e Pescoço, 30 profissionais do Brasil se reuniram em Florianópolis para juntos construírem a Política Nacional de Atenção à Saúde Integral dos Portadores de Câncer de Cabeça e Pescoço. Por meio do GTCCP, foi proposta uma atualização robusta e técnica, que contemple todas as esferas de atendimento da saúde pública.

27 de fevereiro de 2018

1° Workshop Ibero Americano em Roma

1° Workshop Ibero Americano em Roma

Participamos do 1° Workshop Ibero Americano em Roma, sobre Imunoterapia e Humanização no Tratamento de Doenças Raras.

16 de março de 2018

Criação GAL Fortaleza

Criação GAL Fortaleza

Primeiro Grupo de Acolhimento à Pacientes 0 GAL fomentado por nós – Criação GAL Fortaleza.

5 de abril de 2018

CONITEC

Participamos da reunião plenária na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC para incorporação da laringe eletrônica no SUS.

23 de abril de 2018

Titulação de OSCIP

Fomos reconhecidos como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

23 de abril de 2018

Primeira sede física

Primeira sede física

Adquirimos uma sala alugada para realização das atividades.

5 de julho de 2018

Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Participamos da Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina sobre a Lei Federal de nº 12.732/12, que determina o prazo de até 60 dias a partir do diagnóstico para que pacientes com câncer iniciem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

12 de julho de 2018

Qualificação de Utilidade Pública Estadual

Recebemos Qualificação de Utilidade Pública Estadual.

11 setembro de 2018

Aprovação da inclusão da laringe eletrônica no SUS

Foi publicada a incorporação da Laringe Eletrônica no SUS, aprovada na portaria nº 39 do Diário Oficial da União.

9 de outubro de 2018

Selecionados para o Programa Community Leadership Program do Facebook

Selecionados para o Programa Community Leadership Program do Facebook

Na linha de sua nova missão, o Facebook lançou um programa de apoio para líderes que estão transformando o mundo por meio de suas comunidades. Trata-se do Facebook Community Leadership Program, o qual tivemos o prazer em ser selecionados. Entre mais de 6.000 inscritos de todo o mundo, Gabriel Marmentini da ACBG Brasil foi um dos escolhidos para compor um grupo de 115 líderes de 46 países.

23 de novembro de 2018

2º Encontro GTCCP

2º Encontro GTCCP

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro ocorreu em Florianópolis/SC o 2° Encontro do Grupo de Trabalho de Câncer de Cabeça e Pescoço (GTCCP), com o intuito de formular uma diretriz para o SUS, chamada Diretriz Nacional de Atenção à Saúde Integral dos Portadores de Câncer de Cabeça e Pescoço.

4 de dezembro de 2018

2ª Mostra Cantarolar

2ª Mostra Cantarolar
12 de dezembro de 2018

Abertura Projeto Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível

Abertura Projeto Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível

O projeto foi viabilizado pelo PRONON através em parceria com a AMUCC para distribuição de laringes eletrônicas para pacientes laringectomizados em situação de vulnerabilidade social.

13 de junho de 2019

1.000 associados

Chegamos a marca de 1.000 associados.

11 de julho de 2019

Entrega da diretriz CONITEC e 1º Seminário de Câncer de Cabeça e Pescoço

Entrega da diretriz CONITEC e 1º Seminário de Câncer de Cabeça e Pescoço

O GTCCP realizou a apresentação pública e entrega simbólica para o Ministério da Saúde (MS) e CONITEC da proposta de atualização da Portaria nº 516, de 17 de junho de 2015 (Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Câncer de Cabeça e Pescoço).

30 de julho de 2019

Última viagem REDE+VOZ 2019 em Vitória

Última viagem REDE+VOZ 2019 em Vitória

Como resultado desta primeira etapa da Rede+Voz alcançamos todos os estados do Brasil, e essa conexão nos proporcionou construir uma estimativa do cenário do câncer de cabeça e pescoço no país, através da análise de 273 questionários, aplicados com diversos profissionais da equipe multidisciplinar de cabeça e pescoço.

26 de setembro de 2019

Padronização em Santa Catarina

Durante o último trimestre de 2019, a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) lançou as Diretrizes para Atenção à saúde da pessoa traqueostomizada e/ou laringectomizada, juntamente com a Padronização da Dispensação dos Insumos necessários para reabilitação pulmonar e fonatória. Este foi um trabalho longo e colaborativo em conjunto com a ACBG Brasil e outros profissionais especializados.

3 de outubro de 2019

Encerramento Projeto Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível

Encerramento Projeto Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível

A meta inicial do projeto era doar 250 LEs, entretanto, no final do projeto, conseguimos viabilizar a compra de 400 equipamentos para 24 estados, 35 cidades e 46 instituições.

23 de novembro de 2019

1º Curso Prático de Reabilitação Fonatória e Pulmonar para Laringectomizados e Traqueostomizados

1º Curso Prático de Reabilitação Fonatória e Pulmonar para Laringectomizados e Traqueostomizados

Este foi o evento de lançamento das Diretrizes para Atenção à saúde da pessoa traqueostomizada e/ou laringectomizada, juntamente com a Padronização da Dispensação dos Insumos necessários para reabilitação pulmonar e fonatória dos atuais 300 catarinenses que encontram-se sem esses cuidados.

12 de dezembro de 2019

Finalistas Prêmio Alianza Latina 2019

Dos 16 projetos inscritos de organizações que representam pacientes de diversas patologias como leucemia, hemofilia, câncer, doenças reumáticas, entre outras, de 10 países da América Latina, ficamos entre os cinco finalistas do Prêmio Alianza Latina 2019, que teve como tema: “Campanhas digitais para o engajamento e conscientização dos pacientes nas redes sociais”.

13 de fevereiro de 2020

Global NCD Alliance Forum 2020

Gabriel Marmentini nos representou no Global NCD Alliance Forum 2020 – discutindo sobre o tema das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) nos Emirados Árabes.

20 de março de 2020

Selo ODS

Conquistamos o selo de signatários do Movimento ODS de Santa Catarina.

Abril de 2020

Início do trabalho de advocacy

Iniciamos um forte trabalho de advocacy por conta da pandemia do coronavírus para que todos os traqueostomizados totais do Brasil tivessem acesso ao filtro e adesivos, devido a sua vulnerabilidade pulmonar e respiratória.

06 de abril de 2020

Edital Doa Brasil

Fomos selecionados no edital Doa Brasil – Campanha de doação de materiais.

16 de junho de 2020

Lançamento do vídeo “A voz do silêncio”

Lançamento do vídeo “A voz do silêncio”

Lançamento do vídeo “A voz do silêncio” em comemoração aos nossos 5 anos de trabalho.

24 de setembro de 2020

Prêmio da ONU

Fomos a única organização brasileira a ganhar o Prêmio Força-Tarefa Interinstitucional 2020 das Nações Unidas (ONU) para a Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). A ONU concedeu o prêmio com o intuito de reconhecer os esforços incansáveis ​​para melhorar as condições de vida de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Foram levados em consideração nosso trabalho realizado nas áreas de advocacy, sensibilização e reabilitação.

22 de dezembro de 2020

Laringe eletrônica foi incorporada ao SUS

Uma luta que vem pautando o trabalho incansável do Advocacy da ACBG Brasil junto ao poder público desde 2016 teve desfecho positivo A Portaria nº 39/SCTIE/MS, de 11 de setembro de 2018, tornou pública a decisão de incorporar a laringe eletrônica para neoplasia maligna da laringe no âmbito do SUS, passando a valer a partir de 2021.

24 de dezembro de 2020

Reajuste no valor da prótese esofágica no SUS

O valor atualizado de R$ 1.550,00 foi oficializado no Diário da União após os mesmos quatro anos de luta da ACBG Brasil. Essa atualização facilita o processo de aquisição por parte do Poder Público para os pacientes laringectomizados através do Ministério da Saúde e do SUS

2 de março de 2021

Prêmio Empresa Cidadã

Prêmio Empresa Cidadã

Recebemos certificado Empresa Cidadã do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro – CRCRJ, pela qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de nossa instituição.

23 de março de 2021

Carta aberta de combate à covid-19

Junto ao Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), grupo que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente oncológico, nos mobilizamos para enfrentar a grave crise sanitária e de saúde enfrentada no Brasil por conta da pandemia da COVID-19.

19 de abril de 2021

Compra emergencial de filtros e adesivos

Compra emergencial de filtros e adesivos

Os pacientes laringectomizados são também traqueostomizados e necessitam de insumos para proteção do estoma do pescoço contra a covid-19. Por isso, mesmo em trabalho remoto, não poupamos esforços para reivindicar a compra emergencial à todas as Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil para que forneçam os insumos aos nossos pacientes. E o Ceará fez a entrega desses insumos aos seus pacientes laringectomizados.

10 de maio de 2021

Lançamento da carteirinha do paciente de câncer de cabeça e pescoço

Lançamento da carteirinha do paciente de câncer de cabeça e pescoço

Planejada desde outubro de 2020, lançamos carteirinha de identificação para pacientes/portadores de câncer de cabeça e pescoço. E qual o intuito desta carteira? Primeiramente, exercer o controle social do câncer de cabeça e pescoço no Brasil, facilitando a identificação do número de pacientes, bem como em que regiões residem e, em um segundo momento, oferecer benefícios para este público.

19 de maio de 2021

Primeiro CACON a receber laringes eletrônicas pelo SUS

Primeiro CACON a receber laringes eletrônicas pelo SUS

Foto: Instituto Mário Penna

O Instituto Mário Penna, classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), recebeu suas primeiras laringes eletrônicas a partir do Sistema Único de Saúde.

19 de junho de 2021

1º Encontro Nacional da Rede+Voz – ENREV

O 1º ENREV ocorreu de forma online com o objetivo de empoderar o paciente com câncer, os profissionais da saúde e as organizações da sociedade civil por meio de capacitações técnicas e práticas para fortalecer a luta pelo direito ao acesso à atenção integral à saúde.

Julho de 2021

5ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

5ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço

Devido a pandemia da covid-19, mais um ano, focamos em ações de forma online e através de veículos eletrônicos, com forte presença nas mídias sociais e imprensa convencional. Dentre as conquistas, destacamos: 7 audiências públicas em Assembléias Legislativas Estaduais; 8 LIVES informativas; +1,8 milhões de pessoas alcançadas através das mídias sociais da ACBG Brasil ; +132 mil tweets sobre a Campanha; 31 iluminações públicas; Carla Diaz como madrinha oficial e Ana Hickmann e Ale Correa como novos apoiadores da Campanha.

10 de agosto de 2021

Mudança de nome para Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço – ACBG Brasil

Nosso nome por extenso passou a ser Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, com intuito de abranger todos os pacientes e portadores de cânceres de cabeça e pescoço do Brasil. Mas continuamos com a sigla ACBG Brasil, por ser um nome forte, e que já é conhecido, bem como respeitado. E o nosso novo logo trouxe as cores amarela e roxo, além de novas tipografias, que refletem a criatividade e a inspiração da nossa Associação.

Menu