Clique nas imagens para saber mais
Quem somos
A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, ACBG Brasil, é uma organização da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil. Fundada em 2015 com a missão de dar voz a quem não tem e com a visão de, no longo prazo, diminuir a mortalidade dos pacientes e ampliar a qualidade de vida dos portadores de câncer de cabeça e pescoço, a ACBG Brasil já alcançou os quatro cantos do Brasil por meio de suas iniciativas.
Nossa história
A ACBG Brasil foi fundada em 2015 e teve por motivação o Grupo de Acolhimento a Pacientes de Câncer de Boca e Garganta – GAL, que ocorre no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) em Florianópolis. A partir de 2011, com a entrada de novos membros, o GAL ganhou um novo espírito e passou a visualizar maiores possibilidades de ação com o intuito de beneficiar os pacientes com câncer de cabeça e pescoço, que na maioria dos casos sofrem mutilações graves e ficam limitados quanto ao convívio social devido às sequelas dos tratamentos realizados. O grupo foi se fortalecendo ao ponto em que alguns membros trouxeram à tona a possibilidade de se juntarem para formar uma associação de pacientes, o que culminou com a concepção da ACBG Brasil.
Dezembro de 2011
O Grupo de Acolhimento a Pacientes Laringectomizados, GAL do CEPON/SC, fundado pela Dra. Fga Elisa Gomes Vieira, recebeu a Melissa Ribeiro e seus familiares com muito afeto e carinho.
Criação da identidade visual GAL
O GAL criou sua identidade visual e começou a realizar palestras antitabagismo, viagens de intercâmbios à São Paulo e Chapecó para conhecer outros pacientes.
Janeiro de 2013
O Grupo recebeu uma palestra sobre negócios sociais, ofertada pelo então graduando em Administração Pública Gabriel Marmentini, que falou aos membros sobre a possibilidade de tornar o grupo em uma organização social para que pudéssemos exercer a cidadania de maneira formal lutando assim pelos direitos civis dos pacientes e ao acesso a tratamento e reabilitação integral.
Ata de Fundação
Após a reunião do GAL, foi feita a assinatura da Ata de Fundação da Associação de Câncer de Cabeça e Pescoço – ACBG Brasil e deu-se início ao trabalho formal em prol dos pacientes de câncer de cabeça e pescoço do Brasil, diretamente de Florianópolis/SC.
Primeira ida ao Congresso Nacional
Fomos, pela primeira vez, ao Ministério da Saúde na Coordenação Geral de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas dar seguimento à solicitação feita 2014, para que o SUS atualizasse o valor dos procedimentos de colocação e troca das próteses traqueoesofágicas, bem como que garantisse o fornecimento dos adesivos e filtros.
Iniciando a Rede+Voz
Iniciamos o projeto REDE+VOZ com uma visita ao Hospital de Base em Brasília/DF conversando com pacientes de câncer de boca e garganta sobre a atuação da Associação, bem como para ouvir a realidade dessa população.
1ª Mostra Cantarolar
Realizamos a primeira apresentação aberta ao público do Projeto Cantarolar com pacientes laringectomizados que através da musicoterapia aprendem a falar, respirar e cantar.
Sessão plenária na Câmara Deputados
Melissa Medeiros falou sobre a ausência de reabilitação de laringectomizados no Brasil e as formas de reabilitação fonatória em um paciente com câncer de laringe.
1º Julho Verde feito pela ACBG Brasil
Realizamos a primeira Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde.
Projeto de Lei Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
Pleiteamos o Projeto de Lei que institui o mês de julho como Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço na Câmara Federal.
Projeto de Lei do Dia Nacional do Laringectomizado
Pleiteamos o Projeto de Lei do Dia Nacional do Laringectomizado na Câmara Federal.
Audiência pública no Senado Federal
Recebemos o convite para participar da audiência pública no Senado Federal para debater a inclusão da Laringe Eletrônica nos casos de de laringectomia total na tabela do SUS.
1º Encontro GTCCP
Através do Grupo de Trabalho Câncer de Cabeça e Pescoço, 30 profissionais do Brasil se reuniram em Florianópolis para juntos construírem a Política Nacional de Atenção à Saúde Integral dos Portadores de Câncer de Cabeça e Pescoço. Por meio do GTCCP, foi proposta uma atualização robusta e técnica, que contemple todas as esferas de atendimento da saúde pública.
1° Workshop Ibero Americano em Roma
Participamos do 1° Workshop Ibero Americano em Roma, sobre Imunoterapia e Humanização no Tratamento de Doenças Raras.
Criação GAL Fortaleza
Primeiro Grupo de Acolhimento à Pacientes 0 GAL fomentado por nós – Criação GAL Fortaleza.
CONITEC
Participamos da reunião plenária na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC para incorporação da laringe eletrônica no SUS.
Titulação de OSCIP
Fomos reconhecidos como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).
Primeira sede física
Adquirimos uma sala alugada para realização das atividades.
Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Participamos da Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina sobre a Lei Federal de nº 12.732/12, que determina o prazo de até 60 dias a partir do diagnóstico para que pacientes com câncer iniciem o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Qualificação de Utilidade Pública Estadual
Recebemos Qualificação de Utilidade Pública Estadual.
Aprovação da inclusão da laringe eletrônica no SUS
Foi publicada a incorporação da Laringe Eletrônica no SUS, aprovada na portaria nº 39 do Diário Oficial da União.
Selecionados para o Programa Community Leadership Program do Facebook
Na linha de sua nova missão, o Facebook lançou um programa de apoio para líderes que estão transformando o mundo por meio de suas comunidades. Trata-se do Facebook Community Leadership Program, o qual tivemos o prazer em ser selecionados. Entre mais de 6.000 inscritos de todo o mundo, Gabriel Marmentini da ACBG Brasil foi um dos escolhidos para compor um grupo de 115 líderes de 46 países.
2º Encontro GTCCP
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro ocorreu em Florianópolis/SC o 2° Encontro do Grupo de Trabalho de Câncer de Cabeça e Pescoço (GTCCP), com o intuito de formular uma diretriz para o SUS, chamada Diretriz Nacional de Atenção à Saúde Integral dos Portadores de Câncer de Cabeça e Pescoço.
2ª Mostra Cantarolar
Abertura Projeto Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível
O projeto foi viabilizado pelo PRONON através em parceria com a AMUCC para distribuição de laringes eletrônicas para pacientes laringectomizados em situação de vulnerabilidade social.
1.000 associados
Chegamos a marca de 1.000 associados.
Entrega da diretriz CONITEC e 1º Seminário de Câncer de Cabeça e Pescoço
O GTCCP realizou a apresentação pública e entrega simbólica para o Ministério da Saúde (MS) e CONITEC da proposta de atualização da Portaria nº 516, de 17 de junho de 2015 (Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Câncer de Cabeça e Pescoço).
Última viagem REDE+VOZ 2019 em Vitória
Como resultado desta primeira etapa da Rede+Voz alcançamos todos os estados do Brasil, e essa conexão nos proporcionou construir uma estimativa do cenário do câncer de cabeça e pescoço no país, através da análise de 273 questionários, aplicados com diversos profissionais da equipe multidisciplinar de cabeça e pescoço.
Padronização em Santa Catarina
Durante o último trimestre de 2019, a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) lançou as Diretrizes para Atenção à saúde da pessoa traqueostomizada e/ou laringectomizada, juntamente com a Padronização da Dispensação dos Insumos necessários para reabilitação pulmonar e fonatória. Este foi um trabalho longo e colaborativo em conjunto com a ACBG Brasil e outros profissionais especializados.
Encerramento Projeto Laringe Eletrônica: Uma Voz Possível
A meta inicial do projeto era doar 250 LEs, entretanto, no final do projeto, conseguimos viabilizar a compra de 400 equipamentos para 24 estados, 35 cidades e 46 instituições.
1º Curso Prático de Reabilitação Fonatória e Pulmonar para Laringectomizados e Traqueostomizados
Este foi o evento de lançamento das Diretrizes para Atenção à saúde da pessoa traqueostomizada e/ou laringectomizada, juntamente com a Padronização da Dispensação dos Insumos necessários para reabilitação pulmonar e fonatória dos atuais 300 catarinenses que encontram-se sem esses cuidados.
Finalistas Prêmio Alianza Latina 2019
Dos 16 projetos inscritos de organizações que representam pacientes de diversas patologias como leucemia, hemofilia, câncer, doenças reumáticas, entre outras, de 10 países da América Latina, ficamos entre os cinco finalistas do Prêmio Alianza Latina 2019, que teve como tema: “Campanhas digitais para o engajamento e conscientização dos pacientes nas redes sociais”.
Global NCD Alliance Forum 2020
Gabriel Marmentini nos representou no Global NCD Alliance Forum 2020 – discutindo sobre o tema das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) nos Emirados Árabes.
Selo ODS
Conquistamos o selo de signatários do Movimento ODS de Santa Catarina.
Início do trabalho de advocacy
Iniciamos um forte trabalho de advocacy por conta da pandemia do coronavírus para que todos os traqueostomizados totais do Brasil tivessem acesso ao filtro e adesivos, devido a sua vulnerabilidade pulmonar e respiratória.
Edital Doa Brasil
Fomos selecionados no edital Doa Brasil – Campanha de doação de materiais.
Lançamento do vídeo “A voz do silêncio”
Lançamento do vídeo “A voz do silêncio” em comemoração aos nossos 5 anos de trabalho.
Prêmio da ONU
Fomos a única organização brasileira a ganhar o Prêmio Força-Tarefa Interinstitucional 2020 das Nações Unidas (ONU) para a Prevenção e Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). A ONU concedeu o prêmio com o intuito de reconhecer os esforços incansáveis para melhorar as condições de vida de pacientes com câncer de cabeça e pescoço. Foram levados em consideração nosso trabalho realizado nas áreas de advocacy, sensibilização e reabilitação.
Laringe eletrônica foi incorporada ao SUS
Uma luta que vem pautando o trabalho incansável do Advocacy da ACBG Brasil junto ao poder público desde 2016 teve desfecho positivo A Portaria nº 39/SCTIE/MS, de 11 de setembro de 2018, tornou pública a decisão de incorporar a laringe eletrônica para neoplasia maligna da laringe no âmbito do SUS, passando a valer a partir de 2021.
Reajuste no valor da prótese esofágica no SUS
O valor atualizado de R$ 1.550,00 foi oficializado no Diário da União após os mesmos quatro anos de luta da ACBG Brasil. Essa atualização facilita o processo de aquisição por parte do Poder Público para os pacientes laringectomizados através do Ministério da Saúde e do SUS
Prêmio Empresa Cidadã
Recebemos certificado Empresa Cidadã do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro – CRCRJ, pela qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de nossa instituição.
Carta aberta de combate à covid-19
Junto ao Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), grupo que congrega representantes de diferentes setores voltados ao cuidado do paciente oncológico, nos mobilizamos para enfrentar a grave crise sanitária e de saúde enfrentada no Brasil por conta da pandemia da COVID-19.
Compra emergencial de filtros e adesivos
Os pacientes laringectomizados são também traqueostomizados e necessitam de insumos para proteção do estoma do pescoço contra a covid-19. Por isso, mesmo em trabalho remoto, não poupamos esforços para reivindicar a compra emergencial à todas as Secretarias Estaduais de Saúde do Brasil para que forneçam os insumos aos nossos pacientes. E o Ceará fez a entrega desses insumos aos seus pacientes laringectomizados.
Lançamento da carteirinha do paciente de câncer de cabeça e pescoço
Planejada desde outubro de 2020, lançamos carteirinha de identificação para pacientes/portadores de câncer de cabeça e pescoço. E qual o intuito desta carteira? Primeiramente, exercer o controle social do câncer de cabeça e pescoço no Brasil, facilitando a identificação do número de pacientes, bem como em que regiões residem e, em um segundo momento, oferecer benefícios para este público.
Primeiro CACON a receber laringes eletrônicas pelo SUS
Foto: Instituto Mário Penna
O Instituto Mário Penna, classificado como Centro de Assistência de Alta Complexidade Oncológica (CACON), recebeu suas primeiras laringes eletrônicas a partir do Sistema Único de Saúde.
1º Encontro Nacional da Rede+Voz – ENREV
O 1º ENREV ocorreu de forma online com o objetivo de empoderar o paciente com câncer, os profissionais da saúde e as organizações da sociedade civil por meio de capacitações técnicas e práticas para fortalecer a luta pelo direito ao acesso à atenção integral à saúde.
5ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço
Devido a pandemia da covid-19, mais um ano, focamos em ações de forma online e através de veículos eletrônicos, com forte presença nas mídias sociais e imprensa convencional. Dentre as conquistas, destacamos: 7 audiências públicas em Assembléias Legislativas Estaduais; 8 LIVES informativas; +1,8 milhões de pessoas alcançadas através das mídias sociais da ACBG Brasil ; +132 mil tweets sobre a Campanha; 31 iluminações públicas; Carla Diaz como madrinha oficial e Ana Hickmann e Ale Correa como novos apoiadores da Campanha.
Mudança de nome para Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço – ACBG Brasil
Nosso nome por extenso passou a ser Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, com intuito de abranger todos os pacientes e portadores de cânceres de cabeça e pescoço do Brasil. Mas continuamos com a sigla ACBG Brasil, por ser um nome forte, e que já é conhecido, bem como respeitado. E o nosso novo logo trouxe as cores amarela e roxo, além de novas tipografias, que refletem a criatividade e a inspiração da nossa Associação.