Nos dias 26 e 27 de setembro de 2018, a ACBG foi para Campinas/SP visitar duas instituições por meio do projeto Rede+Voz, que tem por objetivo conhecer o Serviço de Cabeça e Pescoço dos principais hospitais que são referência no diagnóstico e tratamento de câncer no país. Queremos conectar o maior número de profissionais, pacientes e familiares, formando uma rede de cooperação para o controle social do câncer de cabeça e pescoço no Brasil.
Hospital e Maternidade Celso Pierro – PUC
Neste primeiro dia de viagem, a dupla da ACBG, Melissa e Eduardo, visitou o ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço do Hospital e Maternidade Celso Pierro (PUC). Trata-se de um Hospital-Escola integrado às dez faculdades do Centro de Ciências da Vida (CCV) da Universidade da PUC-Campinas. Atualmente, o hospital oferece atendimento por convênios privados e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), dispondo de 355 leitos, sendo 243 destinados ao atendimento de usuários do SUS.
Fomos muito bem recebidos pelo coordenador do ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço, Dr. Luis Antônio Brandi Filho, cirurgião de cabeça e pescoço. Ele apresentou seus colegas e co-responsáveis pelo ambulatório, Dr. Felipe Raule Machado e Dr. José Luis Braga de Aquino, ambos cirurgiões de cabeça e pescoço, e os demais membros da equipe. Também esteve presente a Dra. Iara Bittante, fonoaudióloga especializada em fononcologia e responsável pela área de reabilitação de pacientes de CCP.
Infelizmente não há um grupo de apoio a pacientes no local. Independente disso, nos foi disponibilizado o espaço do ambulatório para conhecer pacientes, familiares e para apresentar a ACBG. Foi possível conhecer algumas histórias de pessoas que lutam contra o câncer, como a da dona Maria, paciente de câncer de tireóide e a filha Elizabeth. Também foi possível observar a interação dos médicos, residentes e alunos durante os atendimentos. Estavam presentes os profissionais das seguintes especialidades: Cirurgia de Cabeça Pescoço, Cirurgia de Buco-maxilo-facial, Otorrinolaringologia, Nutrição, Fonoaudiologia e Odontologia.
Seguindo com as atividades, fomos encaminhados para a faculdade da PUC, prédio ao lado do hospital, para que pudéssemos utilizar uma sala de aula para apresentar o trabalho da ACBG aos profissionais.
Os profissionais presentes estavam interessados no trabalho da ACBG e dispostos a fazer parte da Rede+Voz. O Dr. Luis compartilhou sobre as atividades e desafios do Hospital e Maternidade Celso Pierro – PUC, vislumbrando uma boa parceria entre ambas as instituições.
A última atividade da equipe da ACBG foi uma reunião com o setor de Serviço Social do hospital, onde foi recebida pela assistente social Lucimar Tronquini. Foi super importante conhecer um pouco mais dos serviços oferecidos e o acompanhamento dado aos pacientes.
Por ser um Hospital-Escola, foi possível ver uma grande quantidade de jovens profissionais e residentes. Todos eles interessados, atenciosos, dedicados e apaixonados pela causa do combate ao câncer de cabeça e pescoço. Isso renova as esperanças de termos cada vez mais profissionais qualificados trabalhando nesta missão.
Hospital de Clínicas (UNICAMP)
No segundo dia de viagem, visitamos o ambulatório de Otorrino, Cabeça e Pescoço do Hospital de Clínicas (UNICAMP). O hospital é uma instituição de grande porte e um estabelecimento de saúde habilitado como CACON, além de atender 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem nos recebeu foi a fonoaudióloga e voluntária Vaneli Rossi. Fomos direto ao auditório, onde ocorreram todas as atividade da manhã. Dando início ao cronograma da visita, Melissa apresentou o trabalho da ACBG para os profissionais da equipe multidisciplinar do ambulatório. Estavam presentes as seguintes especialidades: Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Vale destacar que o Dr. Carlos Chone, Otorrinolaringologista/Cirurgião Cabeça e Pescoço, responsável pelo ambulatório, e o Dr. Flávio Gripp, Otorrinolaringologista/Cirurgia Cabeça e Pescoço, fizeram apontamentos e compartilharam um pouco da sua experiência com mercado de próteses e a sua evolução durante os anos.
Em seguida, a fonoaudióloga Vaneli apresentou o trabalho do hospital e o ambulatório de Otorrino, Cabeça e Pescoço. A divisão de Otorrino foi criada a mais de 50 anos, bem no início das atividades da UNICAMP, e também desenvolve atividades nas seguintes instituições: Complexo Hospitalar Ouro Verde, Hospital Regional de Sumaré, Hospital Regional de Divinolândia e ao AME de Santa Bárbara do Oeste. A divisão atua de forma multidisciplinar em todos os níveis de atendimento, sendo pioneiro em algumas técnicas de tratamento de CCP, como o Laser de CO2. A UNICAMP está planejando montar o IOCAP – Instituto de Otorrinolaringologia, Cabeça e Pescoço. Um complexo que servirá para capacitar e dar apoio a todas as suas unidades que trabalham na área.
O corpo clínico da divisão é composto por oito médicos, três residentes e uma equipe de apoio formada por enfermeiras, fonoaudiólogos e psicólogos. Além disso, contam com um grupo de quatro fonoaudiólogas voluntárias, que dão apoio para a reabilitação de pacientes laringectomizados e também fazem parte da divisão de Otorrino. São elas: Fga. Dra. Vaneli Colombo Rossi (nossa anfitriã), Fga. Dra. Juliana Moraes, Fga. Mestra Aline Lavoura e Fga. Amanda Molina Moura.
Dando sequência ao cronograma e com auditório lotado, iniciou-se as atividades com os pacientes e familiares. Realizando a sua primeira apresentação pela ACBG, Eduardo falou a respeito da associação, suas atividades, projetos e conquistas.
Concluindo a programação, Vaneli organizou a apresentação do grupo do coral de pacientes laringectomizados e familiares chamado: “Novo Canto”. Foi uma oportunidade linda de ver integração entre todos os envolvidos na visita. Acompanhado pelo violão da Vaneli, os pacientes, familiares, profissionais e a equipe da ACBG, cantaram 3 músicas. Era visível no rosto dos presentes a alegria em poder participar desse projeto.
Ao final desta última atividade, encerrou-se a visita do projeto Rede+Voz a Campinas/SP, com boas recordações e o sentimento de dever comprido. Nosso muito obrigado a todos os envolvidos!