10 anos criando laços e dando voz à oncologia


A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) está celebrando este ano, os  10 anos de uma trajetória marcada por transformações significativas no campo da saúde. O sonho que nasceu dentro de um grupo de acolhimento a pacientes  se tornou o propósito de vida de uma mãe sobrevivente e de seu filho cuidador. Hoje, são referência nacional no terceiro setor pelo ativismo em prol de políticas públicas eficazes, inclusão social e dignidade.

Uma história de amor e superação: a conexão de uma mãe e um filho

A história de Melissa e Gabriel é o coração da ACBG Brasil. Inspirada pela batalha que ela travou contra o câncer de laringe e o papel de Gabriel como cuidador, a organização nasceu para quebrar o silêncio que envolvia esses pacientes. “Mãe, filho, um câncer, dez propósitos!” – essa frase simboliza a jornada de resiliência que culminou na criação de uma rede de apoio e transformação social.

Transformamos a reabilitação oncológica em uma agenda de incidência política visível, buscando a dignidade das pessoas mutiladas em função de um câncer.

Cada instrumento legal desenvolvido tem o potencial de transformar vidas em escala. Buscando melhorar o acesso à saúde pública, construímos caminhos para que as linhas de cuidado em oncologia evoluam a cada dia.

As políticas públicas só ganham vida com monitoramento contínuo. Somos a ponte entre conquistas no papel e mudanças reais para a sociedade.

Nosso impacto só é possível graças a uma rede de pessoas engajadas, que exercem a cidadania diariamente ao redor do país.

Não existem vácuos de poder. Por isso, ocupar espaços como conselhos e fóruns estratégicos, levando a voz das pessoas que representamos, foi algo que aprendemos a fazer ao longo da nossa primeira década.

A saúde de todos começa com a participação de cada um de nós. Assim, a ACBG Brasil se compromete, ano após ano, a fomentar o exercício da cidadania com foco na melhora da saúde pública.

Dar voz ao câncer de cabeça e pescoço e às mutilações que demandam reabilitação é dar identidade e força a quem enfrenta esse desafio. Acolhemos e transformamos histórias em redes de apoio genuínas.

Estamos presentes em cada etapa do caminho, garantindo que ninguém enfrente o câncer sozinho, e que ele seja apenas uma vírgula e não um ponto final.

Promoção e prevenção são diretrizes estratégicas para a ACBG Brasil. Levamos conhecimento acessível para todos, construindo uma sociedade mais saudável e informada.

De um sonho de um filho que se tornou cuidador e de uma mãe com muita vontade de viver, nasceu uma referência nacional. Nossa trajetória é a prova de que, com amor, disciplina e resiliência, é possível ir longe.

Sobre a ACBG Brasil
A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, ACBG Brasil, é uma organização da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil. Fundada em 2015 com a missão de dar voz a quem não tem e ser os olhos e ouvidos de tantos outros também e com a visão de, no longo prazo, diminuir a mortalidade dos pacientes e ampliar a qualidade de vida dos portadores de câncer de cabeça e pescoço, a ACBG Brasil já alcançou os cinco cantos do Brasil por meio de suas iniciativas. Este ano comemoramos nossos 10 anos, promovendo reabilitação oncológica, políticas públicas inclusivas e conscientização social. Ao longo dos anos, a instituição moldou políticas, formou redes de apoio e transformou vidas, consolidando-se como protagonista na oncologia brasileira.!

Menu