Da invisibilidade ao protagonismo

Artigos, Notícias

Da invisibilidade ao protagonismo

ACBG Brasil: 10 anos criando laços e dando voz à oncologia

 

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) está celebrando este ano, os  10 anos de uma trajetória marcada por transformações significativas no campo da saúde. O sonho que nasceu dentro de um grupo de acolhimento a pacientes  se tornou o propósito de vida de uma mãe sobrevivente e de seu filho cuidador. Hoje, são referência nacional no terceiro setor pelo ativismo em prol de políticas públicas eficazes, inclusão social e dignidade.


Uma história de amor e superação: a conexão de uma mãe e um filho

A história de Melissa e Gabriel é o coração da ACBG Brasil. Inspirada pela batalha que ela travou contra o câncer de laringe e o papel de Gabriel como cuidador, a organização nasceu para quebrar o silêncio que envolvia esses pacientes. “Mãe, filho, um câncer, dez propósitos!” – essa frase simboliza a jornada de resiliência que culminou na criação de uma rede de apoio e transformação social.

Conquistas e impacto: avanços em advocacy e políticas públicas

Ao longo de uma década, a ACBG Brasil se destacou pela atuação incisiva em advocacy, moldando políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Entre as principais conquistas, destacam-se:

  • Doação e Distribuição de 400 Laringes Eletrônicas em todas as capitais do país, possibilitando a reintegração social de pacientes sem voz;
  • Inclusão da Laringe Eletrônica na Tabela do SUS, garantindo acesso gratuito ao dispositivo em todo país;
  • Coprodução de Políticas Públicas em Santa Catarina, como a diretriz estadual de reabilitação aos laringectomizados e traqueostomizados;

Fortalecimento de redes e liderança em advocacy

Através da Rede+Voz, a ACBG Brasil conectou voluntários em todo o Brasil, promovendo cidadania ativa e liderando campanhas de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, tireoide, pulmão, tabagismo, obesidade, saúde mental e deficiências múltiplas. Essa mobilização garantiu a presença da ACBG em fóruns estratégicos, como o Conselho Nacional de Saúde e a Comissão Especial de Combate ao Câncer.

Desafios e perspectivas para o futuro

Apesar das conquistas, os desafios permanecem. A ACBG Brasil continua na luta por acesso igualitário a tratamentos e políticas públicas inclusivas. “O futuro nos desafia a sonhar ainda mais alto. Queremos ampliar nossas ações, alcançar mais pessoas e garantir que ninguém fique para traz”, afirma Gabriel.

Eventos comemorativos e campanha de 10 anos

Para celebrar esta trajetória de impacto e inspiração, a ACBG Brasil realizou um evento comemorativo em Florianópolis, no dia 26 de fevereiro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) – destacando as histórias transformadoras e as conquistas alcançadas. A campanha “10 anos criando laços e dando voz à oncologia” está sendo divulgada nas redes sociais, fortalecendo o compromisso de transformar vidas por meio da informação, inclusão e advocacy.

O segundo evento ocorre na Assembléia Legislativa de São Paulo – ALESP, no dia 3 de abril de 2025 (quinta-feira) – 14h – Auditório Franco Montoro com apresentação do Coral Sua Voz do A.C.Camargo Cancer Center, antecedendo o 5º Encontro Nacional da Rede + Voz realizado nos dia 04 e 05 no Hotel Intercity Interative Jardins

Sobre a ACBG Brasil

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço, ACBG Brasil, é uma organização da sociedade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, que trabalha em prol dos pacientes e portadores de câncer de cabeça e pescoço e seus familiares em todo o Brasil. Fundada em 2015 com a missão de dar voz a quem não tem e ser os olhos e ouvidos de tantos outros também e com a visão de, no longo prazo, diminuir a mortalidade dos pacientes e ampliar a qualidade de vida dos portadores de câncer de cabeça e pescoço, a ACBG Brasil já alcançou os cinco cantos do Brasil por meio de suas iniciativas. Este ano comemoramos nossos 10 anos, promovendo reabilitação oncológica, políticas públicas inclusivas e conscientização social. Ao longo dos anos, a instituição moldou políticas, formou redes de apoio e transformou vidas, consolidando-se como protagonista na oncologia brasileira.!

Melissa Medeiros, sobrevivente de câncer de laringe
Fundadora e Presidente Voluntária da ACBG Brasil e Conselheira no Conselho Nacional de Saúde – CNS, Conselheira Consultiva do INCA e Conselheira Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência / SC.

 

Compartilhe este post

Menu