A 340ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS) acontece nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16 de março, reunindo conselheiras e conselheiros nacionais na capital federal para discutir temas importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS) na atualidade.
Dentre as pautas que serão apreciadas pelo pleno do Conselho, estão os resultados obtidos pelo Grupo de Trabalho sobre o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose (GT-PNPFT). O GT-PNPFT foi instituído pela Resolução 681 do CNS, com a finalidade de produzir subsídios para a atualização das ações de combate e prevenção à Tuberculose no SUS, buscando contribuir para a eliminação da doença no país. O CNS recebe como convidada para discussão Fernanda Dockhorn Costa Johansen, coordenadora de Vigilância da Tuberculose da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS).
Em alusão ao mês das mulheres, também será objeto de discussão a diversidade e pluralidade das mulheres brasileiras, dando continuidade à uma série de debates promovidos pela Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMU/MS).
A saúde da mulher lésbica, indígena e do campo, das águas e das florestas serão debatidos com as convidadas Melissa Navarro, diretora Executiva da Coturno de Vênus – Associação Lésbica Feminista de Brasília, Putira Sacuena, representante da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), e Judite da Rocha, representante da Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens.
Também serão apresentados ao pleno as deliberações relativas à 17ª Conferência Nacional de Saúde e à 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM). Sonia Barros, coordenadora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, é a convidada deste ponto de pauta, que irá discutir demandas e encaminhamentos da conferência que foi remarcada para o mês de outubro.
O Conselho ainda recebe Alexandre da Silva, Secretário Nacional dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa (SNDPI/MDH), e Alexandre Kalache, Presidente do Centro Internacional da Longevidade, que irão debater a importância do bem viver entre gerações como estratégia para uma vida saudável.
Também estão previstas como parte da 340ª RO a apreciação e deliberação sobre as demandas das comissões intersetoriais de Financiamento e Orçamento (Cofin) e Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT).